domingo, 25 de março de 2018

O sofrimento de alguém hoje será a sua jaqueta de amanhã


Uma vez me perguntaram se eu era contra ou a favor do uso de couro e pele de animais na indústria da moda, percebi que nunca tinha parado para pensar nisso e que, portanto, não tinha uma opinião formada. Decidi então procurar sobre o assunto e, após algumas pesquisas, concluí que sou contra. Para explicar o porquê vou falar exclusivamente sobre a industria do couro, apesar disso, quero deixar claro que a minha opinião se estende a pele de animais também pois o contexto de produção e danos é equivalente.

Primeiramente, vamos nos ater aos fatos históricos. Vestimentas feitas em couro são as mais antigas da história, foram usadas nos primórdios da civilização com o propósito de aquecer as pessoas e ainda hoje tem o aquecimento como um dos objetivos de utilização. Apesar disso, sabemos que, atualmente, a falta desse material não iria nos expor ao risco de morte por frio como faria com os nossos ancestrais, a humanidade evoluiu o suficiente para criar tecnologias e descobrir novas formas de superar o inverno. Portanto, é cabível concluirmos que o consumo do couro nos dias atuais se da por questões estéticas e, principalmente, culturais.


O principal problema dentro desse tema se encontra, de fato, no modo como o material em questão é produzido. Tudo começa com os animais sendo transportados de forma incorreta, na maioria das vezes em vagões superlotados (indico darem uma lida aqui se quiserem saber mais sobre o sofrimento das vacas durante o processo). A pele, após ser separada é limpada para que gorduras sejam totalmente retiradas, nesse momento são aplicados diversos produtos químicos, entre eles uma lama tóxica de sais de cromo III e uma solução de curtimento para produzir um produto maleável. O material, então, vai para um divisor onde, após separar-se a raspa e a flor, é prensado, banhado, amaciado e pintado.



O couro, apesar de ser considerado um subproduto, é altamente lucrativo e na maioria das vezes as vacas são criadas e mortas exclusivamente para esse fim - pois os animais criados para diversas finalidades, acabam tendo mais danificações na pele, o que afeta drasticamente o valor do produto final -. Logo, aquela conversa de que as peles são as "sobras" da industria de carne é puro conto da carochinha. Além disso, o cromo III em seu estado de oxidação é cancerígeno, o que contamina os trabalhadores da área, e seu descarte inadequado causa danos graves ao meio ambiente. Tais danos são ainda maximizados pela quantidade exorbitante de recursos hídricos e energéticos utilizados durante o processo.

Eu poderia ficar falando sobre milhares de outras informações que eu encontrei na internet e que me ajudaram a formar minha opinião sobre a questão. O couro tem sim o seu lado positivo, a durabilidade por exemplo pode ser considerado como um pró quando se trata do meio ambiente. Apesar disso, cheguei a conclusão de que nada miniminiza os danos sociais, animais e ambientais causados por essa industria e que, além do mais, existem diversas alternativas ao couro que precisam ser exploradas na indústria da moda. 





Thaís Malta

Nenhum comentário:

Postar um comentário